Com as novas opções de tratamento tem se avaliado com maior frequência as duas principais síndromes compressivas , a do quebra-nozes e de May Turner, onde as veias renal e ilíaca comum esquerdas sofrem respectivamente compressão extrínseca exercida por artérias vizinhas, levando a prejuízo do fluxo sanguíneo.
Estas compressões anômalas quando presentes e em grau significativo levam a um quadro de congestão venosa e varizes na pelve, com sintomas como dismenorréia (dor no período menstrual), dispareunia (dor à relação sexual) e constipação, dentre outros. Em alguns casos são causa de varizes do membro inferior assim como do insucesso cirúrgico prévio.
Nesta pesquisa são estudadas as veias renais, cava inferior e ilíacas, gonadais e dos plexos pélvicos parauterinos, estes pela via transvaginal. Na suspeita de progressão do processo varicoso para o membro inferior pode-se estudar também as veias pudendas internas pela via transperineal.
A suspeita inicial pode ser levantada pela ultrassonografia transvaginal de rotina, seguida por uma pesquisa mais aprofundada em conjunto do ginecologista com o angiologista.
© 2015 Clínica Clovis Bordini de Ecografia Vascular
Todos os direitos reservados. All rights reserved. Proibida sua reprodução total ou parcial
© 2015 Clínica Clovis Bordini de Ecografia Vascular
Todos os direitos reservados.
All rights reserved.
Proibida sua reprodução total ou parcial